top of page
  • Foto do escritorTimbó Arquitetura

Como escolher uma equipe para a minha obra?

Fazer uma obra envolve uma série de aspectos complexos, é preciso muita organização para evitar imprevistos que geram custos extras e muito estresse.

Ao optar por uma reforma ou construção, deve-se levar em consideração não só suas necessidades, como também o quanto se pretende investir, para que o ambiente fique de acordo com seu desejo. Uma obra é constituída por várias etapas, cada uma com seu peso e importância.


Uma boa execução está diretamente relacionada ao desenvolvimento de um projeto bem feito, que será a base para toda a obra. Com ele é possível planejar o desenvolvimento da obra, montar um cronograma preciso, orçar custos com material e mão de obra e, sobretudo, antever o resultado através do material gráfico apresentado. Algumas pessoas cometem o erro de partir para etapa de execução sem um projeto em mãos e o resultado acaba sendo muitas vezes insatisfatório.



Com o projeto em mãos, é hora de planejar a obra. A escolha da equipe que irá tirar as ideias do papel é muito importante, seja uma empresa especializada ou um empreiteiro de confiança. Aqui vão algumas dicas principais para nortear essa decisão:


1. Contrate alguém que saiba ler projetos


Contratar uma mão de obra que entenda o que está previsto em projeto é muito importante para que a execução saia de acordo com o planejado. Muitas vezes as equipes não sabem ler ou seguir um projeto de arquitetura, e acabam cometendo erros ou fazendo o que acham que está correto, com base no conhecimento ou experiência. Isso é bem comum de acontecer, e é um dos principais motivos causadores de atrasos, aborrecimentos e estresse na hora da obra.




2. Peça para ver o portifolio


É muito importante buscar referências de trabalhos executados pela mão de obra em questão. Na era digital é comum que todas as empresas e empreiteiras serias tenham esse material através de sites, Facebook, Instagram etc. Dependendo do porte de sua obra, visitar obras da equipe em andamento ou finalizadas podem valer a pena.


3. Procure pessoas indicadas


Se for optar por uma mão de obra não conhecida, procure pessoas com referências positivas de amigos ou conhecidos em quem você confia. Existem muitas pessoas picaretas em qualquer mercado, e o ideal é tentar fugir do máximo de imprevistos e situações chatas durante a sua obra. Caso não tenha referências de conhecidos, procure recomendações na Internet ou peça indicação para empresas confiáveis.


4. Verifique a disponibilidade da empresa / empreiteiro


É comum que muitos empreiteiros e até algumas empresas queiram “abraçar” o mundo, dessa forma acabam se enrolando por assumir mais compromissos do que são capazes. Faça um planejamento e sente com a empresa para entender os prazos, as etapas, as entregas e os pagamentos para evitar atrasos.


5. Faça contratos


É muito importante não deixar o combinado apenas de boca, acordar os serviços por escrito com prazos e valores vai dar segurança para as etapas de sua obra e para o seu bolso. Independente do porte, tipo de reforma ou da mão de obra contratada, é essencial para um percurso sem estresses ou contratempos e um resultado satisfatório. Qualquer empresa ou mão de obra terceirizada que não se sinta confortável com isso deve ser reavaliada.



Existem outras abordagens importante sobre o tema “obra” que iremos pontuar aos poucos em outros posts. Em todo caso, recomendamos sempre contratar os serviços de um Arquiteto para desenvolver o projeto e acompanhar a obra, certificando-se de que o executado será mesmo compatível com o projetado.


Comments


bottom of page