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  • Foto do escritorTimbó Arquitetura

Como um projeto pode melhorar o meu negócio?

Quando contratados para fazer um projeto comercial, nosso primeiro passo é sempre solicitar ao cliente uma apresentação da sua marca e identidade visual.



É fundamental entendermos seu produto, estilo, público alvo, e ideais da sua marca. Caso seja um novo negócio, ou uma empresa que esteja passando por uma reformulação visual, nos reunimos com os designers para entender a proposta. É importante que o espaço físico que representa sua marca – seja uma loja, um restaurante, bar ou consultório – esteja em consonância com o seu design, branding e com o produto ou serviço que você vende.

1. Destaque-se através da Arquitetura

Um espaço estimulante, com design arrojado, as cores e texturas certas e iluminação adequada podem e vão valorizar muito seu produto. Na maioria dos nichos, os clientes ao comprarem, levam também o conceito da marca e não apenas o produto. A arquitetura é capaz de transformar a experiência de quem a vivência, seja ao habitá-la ou apenas passar por ela como consumidor. Adquirir um produto em um ambiente que faça o cliente se sentir bem, que aguce sua curiosidade e desperte seu interesse é um diferencial necessário para se destacar no mercado. Os detalhes fazem toda a diferença no momento de sobressair e, hoje, as mídias sociais tem enorme peso. Um ambiente bonito que os clientes queiram fotografar e divulgar é uma propaganda natural e orgânica, muitas vezes bem mais eficiente que as tradicionais formas de marketing.

2. Crie uma Marca Sólida

Idealmente a arquitetura e a identidade visual de uma marca devem ser desenvolvidas em conjunto, com as duas equipes trabalhando e criando juntas para um resultado realmente alinhado e coerente. O diálogo entre as disciplinas da arquitetura e design levam o resultado adiante, criando uma marca sólida que comunica com clareza a que veio, sua essência e alma. Uma identidade visual forte é fundamental para passar credibilidade e mostrar diferencial.



3. A arquitetura pode atrair ou repelir os clientes

Entender bem seu público alvo de acordo com seu produto ou serviço é importantíssimo na hora de traçar o caminho que a identidade visual e arquitetônica vai percorrer. Se a marca propõe uma experiência de luxo, o espaço precisa estar de acordo, ser elegante e sofisticado e propor o diferencial que o cliente busca ao optar pagar por aquele produto ou serviço. Por outro lado, se a marca vende simplicidade, tem ar despojado ou um público alvo com poder de compra mais baixo, não pode assustar o cliente com um ambiente refinado demais que o iniba de se aproximar e entrar.

4. A experiência do seu espaço é fast ou slow?


Hoje fala-se muito de slow living – que resumidamente é desacelerar e viver um estilo de vida menos estressado e mais sustentável, onde prioriza-se a qualidade sobre a quantidade. Sua marca faz parte desse movimento? Seu bar ou restaurante é um local para encontros longos? Sua loja tem espaço para uma troca mais humanizada com seus clientes? Seu serviço é na área de bem estar, estética ou saúde? Caso a resposta seja sim, a arquitetura naturalmente tem que estar de acordo. A iluminação precisa ser suave e agradável, o mobiliário confortável, a música ambiente gostosa e bem escolhida, e o design não pode ser agressivo de forma a causar poluição visual e cansaço mental no cliente.

Já se o seu negócio for o oposto disso, é necessário desenvolver estratégias que façam sentido nesse universo e não prendam o cliente por mais tempo que o desejado. Se estamos falando, por exemplo, de um restaurante ou lanchonete grab and go, fast food, ou caso seu objetivo seja alta rotatividade com pouco tempo de permanência para cada cliente, o mobiliário tem que ser funcional, porém sem excessos de conforto; a luz e música precisam ser mais fortes, de forma a acelerar o ritmo do ambiente; e o design pode ser bastante estimulante, com cores fortes, grafismos mais bold e impactantes.


Contratar os profissionais capacitados para desenvolverem a arquitetura e o design da sua marca é um passo importantíssimo para o sucesso de seu negócio. É importante ter a seu lado uma equipe com experiência na área que ouça e “briefe” suas necessidades e desejos e incorpore sua expertise no assunto para traduzir em resultados reais alinhados com seu produto.


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